Trabalhos
















Aluno: George Trindade Tavares Data:04/072011



  1. Conceitue redes de computadores, justifique sua utilização.
Redes de computadores são sistemas de comunicação desenvolvidos para interligar comutadores atravez de estruturas fisicas, ue permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações e hardware entre eles proprios.
  1. O que são PANs, SANs, LANs, MANs e WANs? Conceitue e diferencie as redes.
PANs: são redes pessoais geralmente usada por usuários domésticos;
SANs: são redes usadas para armazenamento, geralmente usadas por grandes empresas;
LANs: são redes de áreas locais que geralmente são utilizadas para compartilhar recursos, Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada 10 km no máximo;
MANs: (metropolitan area network) são redes que podem atingir uma ou mais cidades sua área pode ultrapassar 10 km;
WANs: são redes de computadores que abrange uma grande área geográfica.

  1. Quais as topologias existentes? Conceitue e exemplifique cada uma delas, ressaltando suas vantagens e desvantagens.
a)Barramento: Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico, Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.
b)Vantagens: Simplicidade das ligações e facilidade com que se acrescenta mais um computador à rede.
c)Desvantagens: As limitações na transmissão, impostas pelos cabos coaxiais,a avaria numa das ligações, ou a interrupção num dos segmentos da rede implica a paragem de toda a rede.
d)Estrela: A topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede.
e)Vantagem: Como este tipo de topologia não possui uma administração central, caso um equipamento apresente problemas, a rede permanece estável.
f)Desvantagem: Qualquer problema no equipamento que é o centro da estrela paralisa a rede. Na topologia estrela todas as conexões partem de um ponto centralizado, normalmente um hub ou switch.
g)Anel: A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série, formando um circuito fechado (anel). Uma desvantagem é que se, por acaso apenas uma das máquinas falhar, toda a rede pode ser comprometida, já que a informação só trafega em uma direção.
h)Hibrida: É a topologia mais utilizada em grandes redes.[2] Assim, adequa-se a topologia de rede em função do ambiente, compensando os custos, expansibilidade, flexibilidade e funcionalidade de cada segmento de rede.
i)Hierárquica: São estações de trabalho do tipo cliente servidor, onde os clientes acessam a rede de forma subordinada e hierárquica a um nível superior para obter dados ou qualquer outro recurso. O controle da rede é centralizado de acordo com a comunicação entre cliente/servidor.
  1. Qual a diferença entre comutação por circuitos , mensagem e por pacotes?
Na comutação de circuitos, um circuito físico real é formado entre os dois equipamentos que desejam se comunicar. Os elementos de comutação da rede unem (ou conectam) circuitos ponto a ponto independentes até formar um “cabo” que interligue os dois pontos.
Na comutação de mensagem não é estabelecido um caminho dedicado entre os dois equipamentos que desejam trocar informações. A mensagem que tem que ser enviada é transmitida a partir do equipamento de origem para o primeiro elemento de comutação, que armazena a mensagem e a transmite para o próximo elemento. Assim, a mensagem é transmitida pela rede até que o último elemento de comutação entregue-a ao equipamento de destino. Neste tipo de comunicação, a rede não estabelece o tamanho da mensagem, podendo esta ser ilimitada.
A comutação de pacotes possui uma filosofia de transmissão semelhante à comutação de mensagem, ou seja, os pacotes são transmitidos através dos elementos de comutação da rede até o seu destino.
  1. Conceitue multiplexação e quais as formas mais utilizadas de multiplexagem?
É a tecnica que permite a transmissão de um sinal em um mesmo meio fisico. As mais usadas são a FDM e a TDM.
  1. Qual a característica de cada Tecnologia citada abaixo:
    1. Rádio (WIFI ou WIMAX): As redes sem fio fornecem uma série de vantangens sobre as redes convencionais, já que não estão limitadas pelo uso de cabos, o que lhes concede uma maior mobilidade e liberdade de localização.
    2. Fibra Ótica: fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais polimericos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.
    3. Dial-Up: a rede dial up é o sinal usado através de linha relefonica convencional, usando um modem e uma linha convenional.(chamada de banda estreita)
    4. Satélite:
  2. O que são redes ponto a ponto e ponto multiponto?
Rede ponto a ponto é uma ligação simple entre computadores, com uma ligação de entrada e saida. Ligação multiponto é a ligação e a estação chefe que controla o trafego da rede e as demais estaçoes subordinadas.
  1. Explique detalhadamente as 3 fontes de distorção.
Ruído pode ser definido como todo e qualquer tipo de interfência externa que exercida sobre um sinal com fim a distorcêlo;
Atenuação é uma diminuição da potência do sinal ao longo de seu percurso. Esta diminuição dá-se de forma logarítmica e normalmente é expressa na forma de decibéis por unidade de comprimento; Esta perda, ou dissipação de energia, ocorre sobre a forma de calor (efeito) Joule em meios metálicos e radiação. Para ambos os casos, esta perda será maior quanto maiores forem às freqüências em que se transmite o sinal.
Ecos Este é um tipo de pertubação que é causado pela descontinuidade de impedância em meio de transmissão. Esta descontinuidade faz com que parte do sinal seja refletido no sentido contrário ao de transmissão causando interferência sobre os próximos sinais a serem transmitidos; Este tipo de problema pode ser mascarado com a utilização de dispositivos canceladores de eco.

  1. Qual a diferença entre Confiabilidade e Integridade da Informação?
CONFIABILIDADE: Quando as informações estão sendo repassadas de forma segura;
INTEGRIDADE: Quando as informações estão sendo repassadas de forma concreta, integra, inteira.
  1. Qual a diferença entre largura de banda e taxa de transferência?
Largura de Banda, é a capacidade em que pode ser transmitido; Taxa de Transferência, velocidade em que se é transmitido.
  1. Qual a diferença entre um Hub e um Switch em uma rede?
Hub inteligente, por exemplo, uma das máquinas da rede solicita um pacote, no caso do Hub ele manda o mesmo pacote para todas as portas assim não pode haver transmissões simultâneas, pois haverá colisões na rede, no caso do Switch ele só manda pra porta que pediu, por exemplo, enquanto o pc1 manda um arquivo pro pc4, o pc3 pode enviar um arquivo pro pc5 ao mesmo tempo.

  1. Dado um canal de largura de banda de 5000 Hz, razão sinal ruído de 20 db, qual a capacidade máxima do canal?
W= 5000 Hz
S/N= 20 db
20 db=10 log10(S/N), então S/N= 100
C= 5000.log2(1+100)
C= 5000.log2(101)
C= 5000.(log 101/log2)
C≈ 33300 bps

  1. Conceitua multiplexação
ransmissão simultânea de várias mensagens por uma mesma via, independentes no mesmo sentido.

  1. Qual a diferença entre TDM e FDM?
TDM o meio de transmissão é dividido em canais e os mesmos são divididos em espaços de tempo pré-definidos chamados Frames ou quadros. Os Frames são subdivididos em intervalos de tempo chamados slots que não precisam ser do mesmo tamanho.
No FDM os bits são alocados de acordo com a freqüência. Um canal de transmissão é dividido em várias faixas de freqüência lógica que são medidos em Hertz. Quando se procede à transmissão é alocado um canal inteiro para a transmissão dos bits.
Sobre cabeamento, responda:
A fibra óptica é uma excelente forma de transmissão de sinais, já que transmite luz e por isso é totalmente imune a qualquer tipo de interferência eletromagnética, além de ser Feita de Vidro, o que faz com este material não sofra corrosão. Permite distâncias consideráveis se comparada com outras formas de ligação de redes cabeadas”.

O texto acima apresenta várias vantagens de se utilizar fibra ótica para interligar redes, contudo, alguns problemas são apresentados neste tipo de cabeamento, cite e explique ao menos dois problemas encontrados.

Custo elevado, pois, é um material que tem um custo de aproximadamente R$ 26 mil por km lançado.